CosturAção: alinhada às práticas de ESG, Singer fomenta o desenvolvimento de microempreendedores em projeto social

Em parceria com a ONG AVRA, a marca cria projeto de capacitação 360º com noções práticas para o desenvolvimento de um negócio sustentável no segmento de costura

São Paulo, julho de 2022 – Segundo a pesquisa “Pandemia e os Impactos Financeiros” realizada pelo Serasa, mais de um terço dos brasileiros, representado pelo percentual de 35%, começou a empreender na pandemia, acelerando um movimento de empreendedorismo que já vinha ganhando adeptos pelo mundo inteiro.

De olho nessa realidade e alinhada às práticas de ESG, a Singer, marca do Grupo SVP Worldwide, líder mundial na fabricação de máquinas e acessórios de costura domésticos e industriais, em parceria com a ONG AVRA, especializada em capacitação profissional, desenvolveu o projeto CosturAção, que visa fomentar o empreendedorismo entre moradores da comunidade Vila Nova União, terceira maior comunidade de São Paulo.

“O mercado de máquinas de costura, em 2021 registrou crescimento de 306% em relação a 2020. Esses indicadores demonstram que o mercado está aquecido e nós entendemos que o nosso papel é fomentar esse momento que se mostra promissor desenvolvendo o empreendedorismo no segmento da costura” explica Concheta Feliciano, diretora de marketing da Singer para a América Latina.

Para a executiva, o programa favorece a transformação das pessoas materializando o conceito de responsabilidade social, uma das práticas do ESG que vem sendo desenvolvida pela Singer com objetivo de formar pessoas e dar suporte para o desenvolvimento do próprio negócio. “A Singer é uma marca centenária, que está presente no mundo inteiro com uma força muito grande. Diante disso, acreditamos que temos um papel que vai além dos nossos negócios, que é favorecer a transformação de pessoas por meio da costura, seja do ponto de vista pessoal, profissional ou financeiro. E é isso que queremos mostrar por meio do projeto CosturAção, que é possível tirar os sonhos do papel e ter o seu próprio negócio neste segmento de forma lucrativa e sustentável, aproveitando o aquecimento do mercado”, completa a executiva.

Costurando o empreendedorismo

“Para empreender é necessário estar preparado, por isso o nosso foco é o pilar de educação, a base que abre porta para o empreendedorismo e desenvolvimento de um negócio sustentável. O CosturAção foi pensado para empoderar o empreendedor e por isso fizemos uma triagem para entender o momento de cada participante e, a partir dessas entrevistas selecionamos os alunos”, explica Concheta.

A Singer em parceria com a AVRA, entrevistou os moradores da Comunidade Vila Nova União, dos quais 12 foram selecionados para participar do projeto. O CosturAção terá 3 módulos e um desafio que serão ministrados durante seis meses com aulas que vão da concepção de um projeto de costura, passando pela seleção dos materiais, desenvolvimento e criação das peças, até o corte, costura e acabamento.

Além das aulas práticas de costura, os selecionados terão a oportunidade de criar seu próprio negócio do zero. “Por meio dos módulos de empreendedorismo e técnicas de vendas, os alunos passarão por um programa de educação básica com noções de administração, caixa, logística, além de aprender a técnicas de marketing e divulgação por meio da rede social”, conta Laurie Cazorla, porta-voz da AVRA

 “O programa será focado na confecção de moda praia que é um segmento com valor agregado alto. Além disso, a conclusão dessa primeira turma será próximo ao verão, estação propícia para o início de um negócio focado em moda praia”, avalia Concheta.

Acompanhamento que forma empreendedores

Com a conclusão dos seis meses de curso, os novos empreendedores estarão capacitados para costurar e administrar os seus negócios sozinhos. No entanto, a Singer e a AVRA acompanharão por 12 meses ao todo, os alunos na intenção de dar suporte para que essas pessoas venham alcançar o seu objetivo.

“Sabemos que a jornada do empreendedor é construída gradativamente. E o conhecimento técnico nem sempre é efetivo na superação dos desafios deste universo. Por isso, há necessidade de um acompanhamento dessa jornada no longo prazo com objetivo de dar suporte e segurança aos iniciantes”, explica a diretora de marketing da Singer.

A fala da executiva é confirmada pela pesquisa divulgada pelo SEBRAE, que apontou que a taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas era de 29% no curto espaço de tempo. Já as microempresas tinham taxa, após cinco anos, de 21,6% e as empresas de pequeno porte, de 17%. Isso comprova que a falta de conhecimento do mercado também soa como um erro comum que muitos empreendedores acabam cometendo.

“Vemos nessa parceria com a Singer a possibilidade de transformar vidas através da qualificação profissional. Por meio do CosturAção reafirmamos o nosso propósito de educar para desenvolver empreendedores que possam alcançar alcançar os seus sonhos com bom retorno financeiro e com a mudança de vida”, conclui Laurie Cazorla porta-voz AVRA

A Singer acredita que as empresas têm um papel fundamental na economia bem como no desenvolvimento social e, para Concheta, colocar em prática as ações de ESG é uma forma de definir o posicionamento da companhia e o seu compromisso com a sociedade. “A sociedade passou a entender o poder de transformação das corporações e tem cobrado uma participação das empresas nas questões sociais, razão pela qual o ESG deixou de ser uma sigla da moda e vem ganhando força nas empresas de todo o mundo. O CosturAção é mais um passo prático da Singer que reforça o nosso compromisso com a sociedade visando o desenvolvimento de uma cultura de inovação de impacto sustentável e de transformação”, conclui Concheta Feliciano.

Além da AVRA, a Singer conta com o apoio de outros parceiros nesse projeto: Maluli. Armarinhos; Tok Stok; Focus Textil; Work On, Instituto Nua_Nova União da Arte e ACDEM.

Sobre a Singer do Brasil 

Com 170 anos de atuação, a Singer é líder mundial na fabricação de máquinas e acessórios de costura domésticos e industriais. Seus produtos estão presentes nas maiores lojas do varejo, lojas especializadas em máquina de costura, comércio eletrônico e ateliês de costura e artesanato de todo o País. A companhia, por meio de sua forte presença global, desenvolve competências dentro de uma organização de alto desempenho, com o objetivo de gerar o mais elevado nível de valor agregado aos seus clientes, colaboradores, acionistas e sociedade. 

A presença da Singer do Brasil transforma a vida das comunidades em seu entorno, uma vez que estimula o empreendedorismo, o empoderamento feminino e a geração de empregos, além de dinamizar a economia e promover uma nova cultura, mais moderna e dinâmica entre os funcionários e seus familiares. Para mais informações sobre a empresa, acesse o site oficial.  

Sobre a AVRA

A AVRA é uma ONG (Organização sem fins lucrativos) que conta com o trabalho voluntário estruturado para transformar vidas através da educação, proporcionando qualificação profissional para o mercado de trabalho a baixo custo e revertendo para causas sociais. Oferecemos mentorias de carreira e processos seletivos, além de cursos para formação de líderes e empreendedores. Queremos tornar a sociedade mais preparada para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, arrecadamos recursos para que pessoas de baixa renda desenvolvam projetos que as possibilitem protagonizar sua própria história.

Start typing and press Enter to search